• Email: cbe.unesp@gmail.com
  • Fone: +55 14 3103.6081
Histórico

O Congresso Brasileiro de Educação é um evento cientifico promovido até sua quarta edição pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru.

Em sua 1ª edição, em 2007, o tema norteador foi: “Políticas e Práticas Educativas para a Infância.” O evento visou proporcionar aos pesquisadores e profissionais da educação espaço para reflexão de idéias, socialização de pesquisas e trocas de experiências sobre as políticas e práticas educativas para a Infância.

Na 2ª edição, no ano de 2009, teve como temática: “Formação Docente e Universalização do Ensino: proposições para o desenvolvimento humano.” Desta vez o enfoque esteve direcionado aos pesquisadores e profissionais da educação espaço para socialização de pesquisas e trocas de experiências sobre a formação de professores na perspectiva de uma educação para todos.

A 3ª edição realizada em 2011, aprofundou as reflexões sobre a formação de professores com o tema: “Formação de Professores: compromissos e desafios da Educação Pública”, com abordagens para debater, construir e divulgar o conhecimento sobre a formação inicial e continuada dos professores para a Educação Básica e Superior.

Já na 4ª edição no ano de 2013, a ênfase do evento foi: “O Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares”, onde atingimos a importante presença de 1.014 participantes. Nesta edição foram abordados temáticas que nos permitiram debater, construir e divulgar o conhecimento sobre a formação inicial e continuada dos professores para a Educação Básica e Superior.

Pela 5ª edição, com o tema: "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas", teve como foco as pesquisas sobre os programas e projetos da educação básica e de formação de professores que têm sido implantados nos últimos anos em nosso País, debatendo, apresentando e divulgando o conhecimento produzido pelas pesquisas sobre políticas, programas e projetos de formação de professores, tanto na formação inicial, quanto continuada.

Finalmente, em sua 6ª edição, tem como objetivo debater, apresentar e divulgar o conhecimento produzido pelas pesquisas sobre políticas, programas e projetos de formação de professores, tanto na formação inicial, quanto continuada. O congresso será realizado nas dependências da UNESP, Câmpus de Bauru, entre os dias 26 a 29 de Julho de 2017, e tem como público alvo: professores e estudantes de pós-graduação e graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores na área da Educação. Tradicionalmente o Congresso conta com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discutem diversos temas sobre Educação. Na programação estão previstos simpósios, mesas-redondas, minicursos e sessões de apresentação de trabalhos, bem como algumas sessões de cinema, lançamentos de livros e atividades culturais.

Assim, em sua 7ª edição, ...