RESULTADO DE BUSCA
APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E AUTISMO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autor Principal: Michele Carnieto Tozadore        Co-autores: Larissa Helena Zani Santos de Carvalho
Resumo: Habilidades Sociais podem ser definidas como comportamentos aprendidos e observáveis que auxiliam na atuação do sujeito dentro de suas relações interpessoais. Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são caracterizados através de comportamentos repetitivos e estereotipados, além de um notável déficit no comportamento social e outros aspectos que o compõem como um distúrbio que gera alterações neurobiológicas. A aprendizagem de Habilidades Sociais com indivíduos com TEA oferece uma oportunidade de ampliação de repertório que seja benéfica e adaptativa. O objetivo deste estudo é expandir o trabalho de Santos-Carvalho (2015), que realizou uma revisão e análise sistemática de artigos que apresentem intervenções diretas com Treino de Habilidades Sociais em indivíduos com TEA no período de 2013 a 2018. Foram elencadas as seguintes categorias de análise: ano de publicação, nível de comprometimento, número de participantes, procedimento e faixa etária. Até o momento foram selecionados e analisados 43 trabalhos entre os anos de 2013 a 2015. Os resultados dos estudos analisadas indicam efetividade dos procedimentos de ensino utilizados, ocorrendo através de variadas formas de intervenção, entre elas: Treino de Habilidades, Videomodelagem, Histórias Sociais, Software, Modelagem, Terapia Cognitiva Comportamental em grupo, Musicoterapia e outros. Foram realizados 26 estudos com crianças, 15 com idades pré-escolares, 8 com adolescentes e 3 com adultos. A maior parte dos estudos foi desenvolvida com indivíduos com TEA Leve, seguido de moderado e por último severo. Os estudos foram realizados em grande parte com delineamento de sujeito único, entre 2 e 4 participantes. Na pesquisa, ainda em andamento, será realizada a busca de artigos entre 2015 e 2018, a análise de dados seguirá com as mesmas categorias analisadas. O presente trabalho poderá fornecer diretrizes para novos estudos.,
Palavras-chave: Aprendizagem de Habilidades Sociais. Transtornos do Espectro do Autismo. Revisão Sistemática de Literatura.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
16
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO