RESULTADO DE BUSCA
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE POLÍMEROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBIC-EM
Autor Principal: Mary Leiva de Faria        Co-autores: Ítalo de Barros Rodrigues , Vitor Senna Silvério, Fernanda Cenci Queiroz , Patrícia Ribeiro Mattar Damiance
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Fundação Educacional do Município de Assis pelos envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio e teve como objetivo identificar e disseminar conhecimentos experimentais, desenvolvendo habilidades e valores para despertar o interesse do estudante do Ensino Médio pelo método científico. Este resumo consiste em discutir a seleção e a execução de experimentos simples e de baixo custo sobre polímeros no Programa. Foram selecionados dez experimentos com materiais de fácil obtenção, tendo em vista a infraestrutura deficitária dos laboratórios de química da maioria das escolas públicas do Brasil. Esta seleção evidenciou que práticas de fácil execução com exemplos do cotidiano, por aproximar o ensino do tema polímeros à realidade do aluno, tornam a aprendizagem mais realista e contextualizada. A execução dos experimentos evidenciou também que a junção da teoria com a experimentação pode propiciar a motivação necessária para aquisição de conteúdos por vezes de difícil compreensão pelo estudante, o que influencia diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Acredita-se que a experimentação como estratégia de ensino de química em escolas do Ensino Médio possa alavancar transformações significativas nas práticas de ensino e no processo de aprendizagem dos conteúdos escolares pelos estudantes.
Palavras-chave: Experimentação. Polímeros. Ensino Médio.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
9
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO