RESULTADO DE BUSCA
MÁQUINA FOTOGRÁFICA: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE FÍSICA
Autor Principal: Maria Clara Tessaroli Borges        Co-autores: Erick Tadashi Manjone Vendramini, Jhuliene Elen Torrento, João Victor Morais Lima, Rodolfo Langhi
Resumo: Este trabalho é um relato de sequência didática desenvolvida na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física II, oferecida no curso de licenciatura em física da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Alunos dos três anos do ensino médio foram à Universidade para participar do curso, que teve duração de nove horas, sendo realizadas em três manhãs de sábado. Em cada um dos dias, a aula tinha um objeto cotidiano como base para o desenvolvimento de toda a física existente por trás de seu funcionamento. A aula aqui tratada tinha como objeto central as câmeras fotográficas. O objetivo era de que os alunos pudessem estabelecer relações entre conceitos físicos e aspectos presentes em seu cotidiano e elementos socioculturais, em especial, as máquinas fotográficas. A disciplina de Instrumentação tem como foco a inserção de atividades experimentais no ensino, que são de extrema importância tanto para atrair a atenção do aluno, fazendo com que ele fique curioso a respeito do que deve acontecer em determinada situação, quanto para mostrar que toda a física não é algo que está fora do cotidiano dele, mas que tudo aquilo pode ser relacionado com algo do seu dia a dia.,
Palavras-chave: Máquina Fotográfica, Experimentação, Ensino de Física, Ensino Médio.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
19
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO