RESULTADO DE BUSCA
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor Principal: Fernanda Medeiros Diniz        Co-autores: Dirceu Antônio Cordeiro Júnior
Resumo: O contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo Territórios de Iniciação Científica - (TICs) , do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa científica em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação e, posteriormente, facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com o método científico. Além da experiência vivenciada pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento do número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio. ,
Palavras-chave: Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO