RESULTADO DE BUSCA
O FRACASSO ESCOLAR COMO JUSTIFICATIVA PARA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017
Autor Principal: Suzana Cristina Andrade Moura        Co-autores: Patrícia Margarida Farias Coelho
Resumo: Este artigo busca refletir acerca do fracasso escolar como uma das justificativas, utilizadas pelo governo, para a reformulação de 2017 do ensino médio brasileiro. A reforma deste nível de ensino, teve como uma das justificativas, a necessidade de atualização da estrutura educacional existente para que o ensino seja mais atrativo ao permitir aos estudantes, possibilidade de escolher seu itinerário formativo. Iremos tratar neste artigo sobre alguns dados estatísticos referente ao ensino médio e alterações da legislação ocorridas com a promulgação da Lei nº 13.415 de 16/02/2017, de modo a refletir em que medida essa modificação poderá atuar na redução do fracasso escolar. Neste artigo serão discutidos os seguintes aspectos: (i) dados sobre a quantidade de alunos que ingressam no ensino médio brasileiro, (ii) dados dos alunos que concluem o ensino médio, (iii) justificativa de alteração da legislação com base no baixo número de alunos que concluem o ensino médio. A discussão será realizada com o subsidio de artigos e pesquisas que tratam desta temáticas, dados oficiais sobre a educação básica brasileira, com enfoque no estado de São Paulo. Com as informações será possível verificar dados sobre o ensino médio no estado de São Paulo, o fracasso escolar evidenciado nas informações estáticas, e como a alteração do ensino médio pretende reduzir o fracasso escolar.,
Palavras-chave: Fracasso escolar, Ensino médio, reforma
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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