RESULTADO DE BUSCA
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autor Principal: Maria da Conceição de Oliveira Andrade        Co-autores: Jane Lima Camilo de Oliveira , Fernanda Silva, Maria Elisa Martins Conde , Marcel Fonseca Carvalho
Resumo: O texto aborda relatos de experiências acadêmicas acerca do Estágio Curricular Supervisionado em dois contextos formativos. Tem como objetivo ampliar reflexões acerca da prática do estágio curricular supervisionado em Cursos de Licenciatura e assinalar contribuições para a formação inicial e continuada de professores. O primeiro relato apresenta a experiência do Projeto Estágio Supervisionado desenvolvido no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O segundo relato, é parte da atividade de estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia da Faculdade FASA/UNIESP, desenvolvido por três alunas no decorrer do ano 2015 à 2018, em turmas de Educação Infantil e EJA. Essa pesquisa tem como norte os princípios da investigação qualitativa. A metodologia aporta-se em um estudo de natureza documental, a partir de análises de relatórios da prática do estágio curricular supervisionado de alunos (as) do Curso de Pedagogia; diário de campo de uma pesquisa de doutorado sobre formação de professores, em andamento. Para análise dos dados coletados recorremos ao aporte teórico de pesquisas realizadas sobre a formação docente. O resultado desse estudo ressalta a importância do estágio curricular supervisionado para a inserção profissional dos(as) estudantes de cursos de licenciatura, uma vez que, possibilita a articulação entre teoria e prática, por meio das vivências docentes no contexto escolar e da colaboração dos professores formadores.,
Palavras-chave: Formação inicial. Estágio Supervisionado. Prática docente.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 10 - Formação Docente Inicial e Continuada

Estatísticas:
25
acessos
14
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO