RESULTADO DE BUSCA
CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE UM SISTEMA DE ENSINO
Autor Principal: Letícia Prevideli Scarabello        Co-autores: Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Resumo: Apesar de a compreensão da educação como um direito de todos existir no país e da presença de documentos oficiais que subsidiam a construção de uma educação para todos, para alguns inclusive, aos alunos público alvo da educação especial (PAEE), a qualidade da inclusão escolar e o acesso à educação inclusiva ainda apresentam fragilidades. Este estudo faz parte de um projeto dea de minha iniciação científica, articulado a um projeto maior de avaliação da qualidade do ensino ofertado, ambos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O projeto teve como objetivo analisar as concepções de gestores de 49 escolas públicas estaduais de uma cidade do interior de São Paulo, a fim de compreender em que medida existe o entendimento de conceitos relacionados com a acessibilidade para o aluno PAEE. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista composto com quatro perguntas abertas. Os dados apontaram que grande parte dos gestores consideram as escolas inadequadas para o recebimento de alunos PAEE, e indicam que as maiores dificuldades encontram-sese encontram na formação dose professores. Considera-se que a avaliação da concepção dos gestores acerca da Educação Especial e Inclusão, possa contribuir para que as escolas planejem ações a curto, médio e longo prazo para construção de políticas, culturas e práticas mais inclusivas e que possam favorecer a aprendizagem de todos os alunos.,
Palavras-chave: inclusão escolar. deficiência. acessibilidade
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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