RESULTADO DE BUSCA
ENSINANDO CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS: UM RELATO SOBRE O TRABALHO COM A ÁGUA
Autor Principal: Lucimara Artussa        Co-autores: Gisele Coito Ermacara
Resumo: Este relato de experiência apresenta práticas pedagógicas organizadas em forma de sequências didáticas com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos, cujo objetivo geral foi o de perceber a dependência dos seres vivos em relação à água. Está orientado pelo referencial teórico da psicologia histórico-cultural (Vigotski; Arce, Silva e Varotto) e pela defesa do ensino de ciências na Educação Infantil (Arce, Silva e Varotto). Para a realização do trabalho, utilizamos rodas de conversa, contações de história, atividades de experimento, observação e relato oral, assim como construção de cartaz e plantio de sementes. As crianças puderam ter um contato inicial, de maneira sistematizada, com alguns conceitos científicos sobre a água, que elas deverão rever muitas outras vezes em sua trajetória escolar. Contudo, pudemos observar, desde já, os olhares atentos das crianças e a sua capacidade de observar e relatar, de acordo com a sua linguagem, o que ela observou. Destacamos ainda as atitudes de preservação das plantas e a conscientização sobre os cuidados com a água e com os seres vivos que as crianças foram estimuladas a desenvolver. Concluindo, acreditamos que o trabalho com as ciências deve acontecer desde a Educação Infantil, já na primeira infância. ,
Palavras-chave: educação infantil. ensino. ciências.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
10
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO