RESULTADO DE BUSCA
RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA ACADÊMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Autor Principal: Sônia Carla Gravena Cândido da Silva        Co-autores: Dioneia Foschiani Helbel, Magda Marcielle Kwirant Tatagiba
Resumo: O presente texto descreve o relato de experiência do projeto de ensino proposto pelo Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFRO - Campus Ji-Paraná, com objetivo de favorecer a permanência e o êxito dos estudantes com deficiência que apresentassem alguma dificuldade de aprendizagem nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Por meio de encontros de monitorias, alunos mais experientes e com bom rendimento nas áreas do projeto, atendiam os alunos com dificuldade de aprendizagem identificados pela equipe multiprofissional do NAPNE. Com aporte teórico em Vygotski (2003) que relaciona que o desenvolvimento das estruturas do pensamento está diretamente ligado a qualidade das interações sociais que seja proporcionado ao mesmo, o projeto possibilitava uma relação acadêmica de aluno para aluno, acompanhada por docentes orientadores. Os resultados do projeto demonstram que as atividades de monitoria trouxeram inicialmente maior segurança, interação e participação dos alunos em sala de aula, e que posteriormente essas melhoras resultaram em evolução acadêmica dos mesmos.,
Palavras-chave: deficiência - dificuldade de aprendizagem - monitoria
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO