RESULTADO DE BUSCA
AS PRÉ-CONCEPÇÕES SOBRE INTELIGENCIA ARTIFICIAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA SEMANA NACIONAL DO CÉREBRO
Autor Principal: Gabriel Victoriano        Co-autores: Karen Franco de Godoi Cardoso, João de Sousa de Almeida Diogo Cardoso
Resumo: De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Lambda 3, grande parte da população brasileira tem pouco conhecimento sobre inteligência artificial e a sua relação com a sociedade, saúde e, sobretudo a sua contribuição para o ensino e aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento das pré-concepções de inteligência artificial (IA) de alunos do ensino médio e, por meio de um evento ligado a VIII semana nacional do cérebro (SNC), levar a melhor compreensão da inteligência artificial e como esta pode contribuir para a aprendizagem. Foram realizadas atividades de ilustração, debate, aulas expositivas e discutidas e pesquisa em relação ao tema. Para avaliar a contribuição das atividades para aprendizagem dos alunos, foram realizados um questionário antes e após as atividades. Após a intervenção, maior parte dos alunos visualizou a IA como um ramo da ciência e conseguiu associa-la a biologia. Foi possível observar que antes da SNC, maior parte dos alunos associavam a IA apenas a computadores, celulares e outros dispositivos convencionais, sendo que as atividades levaram ao conhecimento de outras ferramentas de ensino que utilizam IA, e que podem contribuir para a aprendizagem. Além disso, a discussão sobre vantagens e desvantagens da utilização da IA na sociedade evidenciaram a importância do conhecimento sobre esse tema.,
Palavras-chave: inteligência artificial, semana nacional do cérebro, ensino de ciências
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
12
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO