RESULTADO DE BUSCA
O USO DA ARGUMENTAÇÃO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA: PRESENÇA DO PADRÃO DE TOULMIN
Autor Principal: Gisele Maria Pedro Garcia
Resumo: O objetivo desse artigo é apresentar a argumentação em sala de aula como um estratégia pedagógica relevante para o ensino de ciências. Para tanto, foi analisado as falas dos alunos durante uma discussão proporcionada por uma atividade, aplicada por uma professora de biologia, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola publica no Sul de Minas. Nesse trabalho são discutidas o papel da argumentação, principalmente, do discurso em sala de aula. Na analise das discussões ocorridas e, a partir dos resultados obtidos, foi possível tecer relações com o Padrão de argumentação de Toulmin. Os principais resultados encontrados foram a construção coletiva do conhecimento e a elaboração de um modelo explicativo que os alunos fizeram para apontar suas compreensões frente a problemas que perpassam o cotidiano e envolvem as relações entre ciências, tecnologias, sociedade e ambiente.,
Palavras-chave: argumentação, ensino de ciências, padrão de argumentação de toulmin
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
8
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO