RESULTADO DE BUSCA
PARA QUEM PLANEJAMOS AS NOSSAS AULAS? CONHECENDO OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MéDIO E SUA RELAçãO COM A FíSICA
Autor Principal: Rafael Guerra de Oliveira        Co-autores: Fernanda Cátia Bozelli
Resumo: Este trabalho faz parte de um projeto mais amplo cujo objetivo principal foi promover a parceria entre a Universidade e a escola pública visando a formação de futuros professores de Física, dos professores de Física de uma escola parceira e dos alunos quanto ao uso de atividades experimentais. Mas quando se olha os alunos, quem são estes? Até que ponto deve-se considerar quem são os alunos ou para quem as aulas são planejadas? Ou melhor, até que ponto saber quem são os alunos pode influenciar/modificar os desdobramentos de uma aula? E se ela aula for de caráter experimental? Reflexões como esta impulsionaram no início do projeto ao levantamento do perfil de aproximadamente 200 alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os dados foram constituídos por meio de um questionário organizado em três blocos: de natureza de conhecimentos gerais; de conhecimentos familiares e de conhecimentos de Ciências/Física. Em termos de análise considerou-se aqui o último bloco de conhecimentos. Os resultados mostram que a Física é definida como a área que estuda os fenômenos da natureza, mas e os fenômenos que não são naturais? Os alunos têm dificuldades em reconhecer suas dificuldades em Física, mas em sua maioria corroboram os resultados de pesquisas de que essas são de natureza matemática. Demonstram muito interesse pelas atividades de natureza prática, o que vai ao encontro dos objetivos do projeto, o qual teve por intenção colocar os alunos em contato com atividades práticas.,
Palavras-chave: ensino médio, ensino de física, perfil
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO