RESULTADO DE BUSCA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OBSERVAçõES DE ATENDIMENTOS MULTIDISCIPLINARES DE POSSíVEL DIAGNóSTICO DE DEFICIêNCIA INTELECTUAL
Autor Principal: Erica de Souza Soardo        Co-autores: Aline Silvério Salinas
Resumo: Este trabalho se trata de um relato de experiência de estágio em psicologia, com observação de atendimentos de uma criança de 9 anos, aluna da rede de ensino municipal regular, com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual. Compreende-se deficiência intelectual como uma condição que afeta o desenvolvimento pleno do indivíduo quanto a: comportamentos adaptativos e nível de Q.I. Originando diferentes graus de necessidade de apoio, conforme contexto que se insere. Os atendimentos aconteceram em uma instituição de apoio à inclusão educacional e tiveram ênfase no apoio escolar. A partir de uma perspectiva sócio-histórica, as intervenções foram analisadas a fim de identificar potencialidades e necessidades educacionais especiais, bem como, de promoção de desenvolvimento e aprimoramento das funções psíquicas superiores. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas evidenciaram que a criança apresenta desempenho cognitivo dentro do esperado para sua faixa etária, sendo participativa, estratégica, cooperativa e interativa. Porém, de outro lado, comportamentos infantilizados, necessidade de apoio na elaboração e organização do pensamento e da fala, e, compreensão de comportamentos adaptativos. No intuito de superar tais dificuldades e maximizar suas potencialidades, sugere-se realizar intervenções estimuladoras do desenvolvimento de funções psíquicas superiores relacionadas e comportamentos adaptativos, promovendo independência, autonomia e maior interação com os pares.,
Palavras-chave: deficiência intelectual; educação especial; perspectiva histórico-cultural.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
8
acessos
6
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO