RESULTADO DE BUSCA
AS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS
Autor Principal: Ana Claudia Alves Legore        Co-autores: Luciana Stoppa dos Santos
Resumo: O Direito à educação das pessoas com deficiência no Brasil, numa perspectiva pautada nos Direitos Humanos é aspecto bastante recente e remonta à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que é de 2008 e visa adequar-se às importantes mudanças de paradigmas trazidas pela Convenção dos direitos das pessoas com deficiência que ganha status constitucional no Brasil em 2009. Mesmo com estes marcos legais e políticos a educação especial em nosso país sempre foi um desafio, haja vista toda a realidade educacional brasileira, de uma escola que reproduz processos de exclusão históricos que aprofundam o fracasso escolar de diferentes grupos populacionais. Este relato de experiência pretende demonstrar os resultados e um processo de intervenção realizado junto de uma escola comum do ensino regular da rede privada de um município do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de iniciativa que visa difundir uma nova perspectiva de compreensão da deficiência para além dos diagnósticos e fundamenta suas ações da identificação e remoção das barreiras do contexto. Os resultados demonstram que a sensibilização da comunidade para olhar o estudante para além da deficiência e auxiliar a compreender barreiras envolvidas no processo de inclusão dos estudantes público alvo da educação especial consiste importante ferramenta ética, política e pedagógica de atuação junto das equipes e promove significativos resultados no processo de escolarização destes estudantes. ,
Palavras-chave: educação especial. modelo social da deficiência. práticas inclusivas
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

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