RESULTADO DE BUSCA
A LITERATURA NA EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS
Autor Principal: Nathalia Fonseca Ogusku        Co-autores: Valéria Biondo
Resumo: O presente trabalho visa discutir o uso da literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação de leitores e também como meio para o aluno refletir e discutir sobre questões civilizadoras, morais e sociais a fim de que ele possa (re)pensar as práticas do cotidiano, pois a literatura é a representação da práticas executadas pela sociedade. Para tanto, o estudo selecionou obras publicadas por Carolina Maria de Jesus (1914-1977) a fim de que o aluno de EJA possa refletir sobre a relação opressoroprimido que a autora enfatiza nos seus escritos. A partir da aplicação de atividades de práticas de leitura significativa, espera-se levar o aluno a compreender essa relação a partir da caracterização do imaginário da sociedade brasileira do século 20, que, guardadas as devidas proporções, aparece delineado nos escritos da autora. Dessa forma, entender-se-á como o discurso opressor consegue manipular de forma sutil o oprimido, visando manter-se no poder. O estudo será embasado na teoria de análise discursiva de Michel Foucault, tomando como base as obras A Ordem do Discurso (1996) e Microfísica do Poder (1979), bem como os trabalhos na área de Abreu e Andrade (2011) e Carvalho (2012). ,
Palavras-chave: educação de jovens e adultos. práticas de leitura. formação de leitores. ensino de literatura.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 4 - Políticas e Práticas na Educação de Jovens e Adultos

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