RESULTADO DE BUSCA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E JUVENTUDES: O ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DO PARANÁ
Autor Principal: Debora Medeiros Ramalho Fonseca         Co-autores: Regina Cely de Campos Hagemeyer
Resumo: A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas do Ensino Médio noturno de uma Escola Estadual do Paraná, buscando identificar se, ao implementar a proposta de Ensino Médio Inovador, os professores contemplaram os processos culturais e sociais dos jovens estudantes, favorecendo suas aquisições no Ensino Médio. As reflexões contextuais e sobre o ensino, foram realizadas com base em Candau (2013), Imbernón (2010), Nóvoa (1992) e Dayrell (2003, 2014). Optou-se pela pesquisa qualitativa, com base em Lüdke e André (2015), utilizando-se entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado a professores/as e alunos/as. A análise dos dados, mostrou que as práticas pedagógicas a partir ProEMI, incentivaram os interesses, o protagonismo e novas disposições para conhecer, pesquisar e vivenciar de forma criativa as atividades do Ensino Médio noturno, o que propiciou uma ainda maior aproximação das práticas docentes aos processos culturais e sociais dos estudantes. ,
Palavras-chave: ensino médio inovador. práticas docentes. juventudes.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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