RESULTADO DE BUSCA
QUEBRANDO TABU: A EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA ELETIVA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL .
Autor Principal: Adriano Rodrigues Biajone        Co-autores: Weslen de Sousa da Conceição , Selma de Fátima Vanderley , Vanderleia Bueno Camargo de Oliveira
Resumo: Debater tabus no ambiente escolar é desafiador pela maneira naturalizada as quais os tabus se colocam nas sociedades e suas repercussões discriminatórias e segregadoras, que velam essas discussões e, garantem a reprodução de valores sociais excludentes. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de professores, de Sociologia e de Língua Portuguesa, na condução da disciplina eletiva Quebrando Tabu , em uma escola de tempo integral de um município da região do Vale do Ribeira, interior paulista, com estudantes do ensino médio. Além de apoiar na argumentação e produção textual das avaliações estaduais e nacionais e outros vestibulares, a disciplina teve por objetivos a ampliação da discussão dos temas transversais, com reflexão e debates; melhoria no repertório de argumentação; desenvolvimento das ações práticas preventivas; desenvolvimento da criatividade e o protagonismo juvenil e criação de espaços para participação em debates. Nas avaliações finais, estudantes trouxeram a importância da disciplina na descoberta de sua identidade, na adoção de novas práticas não violentas; aceitação da diferença; diminuição da timidez para tratar de assuntos relacionados com a sexualidade; o aprendizado no uso de preservativos; no espaço aberto para ouvir as opiniões e desconstruir conceitos e apontamento da contribuição para o exercício da cidadania.,
Palavras-chave: ensino médio. interdisciplinaridade. identidade juvenil.
Modalidade: Pesquisa em Andamento Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
19
acessos
9
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO