RESULTADO DE BUSCA
"AS BALEIAS NÃO BOTAM OVOS, SÓ AS GALINHAS [...] E O TUBARÃO TAMBÉM "
Autor Principal: Dilma Antunes Silva        Co-autores: Leticia de Oliveira Araújo, Naiara de Jesus Silva, Vanessa Ribeiro Leoncio
Resumo: Quando o assunto é o ensino de ciências na educação infantil, muitos professores e professoras (se) questionam sobre o que ensinar. Neste texto discorremos sobre a possibilidade de se trabalhar conteúdos científicos desde a pequena infância à luz das contribuições advindas dos estudos de Arce, Silva e Varotto (2011), Dominguez (2014) e outros. A abordagem metodológica contou com a imersão no contexto escolar e análise de registros referentes à prática desenvolvida com crianças com idades entre dois e três anos. Por fim, é possível destacar que ao menos três aspectos são importantes no desenvolvimento do trabalho com ciências naturais: a observação e registro das vivências que possibilitam uma reflexão e um re- direcionamento da prática e a qualificação da escuta das crianças; o planejamento focado nos interesses e necessidades do grupo que pode favorecer novas descobertas e, a articulação de diferentes linguagens presentes no cotidiano das crianças que, por sua vez, podem possibilitar uma abordagem pedagógica não simplificadora da infância.,
Palavras-chave: Ciências. Educação Infantil. Prática pedagógica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
22
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO