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NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA BREVE LEITURA SOBRE A RELAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A NEUROCIÊNCIA
Autor Principal: Beatriz        Co-autores: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
Resumo: Considerando que estudos atuais na Neurociência evidenciam que o desenvolvimento infantil, principalmente, na primeiríssima infância, é uma etapa diferencial da vida, o que sabem os professores que atuam nessa etapa da educação infantil? Para responder a tal questão buscou-se identificar, descrever e analisar os conhecimentos que os professores de Educação Infantil, de alunos entre 0 – 3 anos, têm sobre Neurociência e sua aplicação à educação dessas crianças. Para tanto, a pesquisa investigará os avanços da ciência, no âmbito da Neurociência e sua relação com a Pedagogia, uma vez que a mesma aponta o papel do adulto nas relações do bebê com o meio externo – pessoas e objetos, são determinantes para o desenvolvimento saudável e pleno da criança. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, com base em levantamento bibliográfico, a base teórica orientou a escrita do relatório final bem como as ações de coleta e análise de campo. Foram aplicados questionários em professores de 2 escolas municipais de educação infantil, 1 particular e 1 conveniada de Bauru - SP. As entrevistas foram semi estruturadas, baseadas em indicadores selecionados com base no aporte bibliográfico sobre a temática central da pesquisa. Frente a isso, foi possível observar que a maioria dos professores com os quais os questionários foram aplicados não tem o conhecimento adequado acerca da relação da Neurociência com a educação. Esperou-se que com a sua realização possamos verificar os interesses e as necessidades formativas dos professores.,
Palavras-chave: Neurociência. Pedagogia. Primeiríssima Infância.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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