RESULTADO DE BUSCA
USO DA TECNOLOGIA DIGITAL EM AULAS DE ALEMÃO
Autor Principal: Nora Machalous        Co-autores: Claudia Coelho Hardagh
Resumo: Este relato de experiência se origina na pesquisa realizada durante o mestrado na Universidade Presbiteriana Mackenzie no Programa de Pós-Graduação Educação, Arte e História da Cultura. A pesquisa qualitativa aplicada em um colégio em São Paulo, mostra o resultado de práticas pedagógicas diversificadas, nas aulas de alemão no Ensino Médio. O objetivo é analisar o trabalho com gêneros literários e sua releitura a partir de materiais produzidos pelos estudantes, tais como diários de leitura impressos, conteúdos para mídias digitais e artefatos, que provocam a convergência das mídias e a expansão da escola. A análise e interpretação dos materiais produzidos na pesquisa procuraram responder o problema sintetizado na seguinte questão: Será que as práticas pedagógicas mediadas por mídias em convergência podem expandir a escola e potencializar o aprendizado da língua e alemã? Os fundamentos teóricos encontram-se no pensamento de educadores como Claudia Hardagh, Lucia Santaella e L.S. Vygotsky e A. Lemos, H. Jenkins e Pierre Levy cujas obras abordam temas e conceitos sobre as diferentes tecnologias e a convergência destas na proposta de escola expandida. ,
Palavras-chave: Convergência. Aulas de alemão. Geração cibercultura.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
9
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO