RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DE ASTRONOMIA COMO POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS ATRAVÉS DO LÚDICO - UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor Principal: Gleici Kelly de Lima        Co-autores: Moacir Cesar Kuhlkamp, Rodolfo Langhi
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar, a partir de revisão de literatura, os principais assuntos encontrados no meio científico no que concerne à Educação e Astronomia, visando refletir sobre como o ensino de astronomia pode ser compreendido enquanto possibilitador da alfabetização científica através do lúdico. A coleta dos dados se deu por meio da procura entre os anos de 2012 e 2016 das palavras-chave: Educação/Ensino, Astronomia no Google Acadêmico, resultando em 46 artigos selecionados. A metodologia utilizada para analisar o material coletado ficou por conta da Análise de Conteúdo, a qual foi subdividida em três etapas, a primeira uma coleta e leitura dos artigos, seguida por exploração e análise dos dados. A fundamentação teórica insere o lúdico como caminho fundamental de inserção da criança no meio científico, o qual é essencial para despertar a imaginação, a abstração para compreender o mundo em seu entorno. Na análise dos dados percebe-se uma baixa produção de periódicos referentes ao ensino de astronomia para crianças. E a formação, inicial e continuada dos professores, mesmo embasada em documentos legais, fica à mercê de ações específicas e raras.,
Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Revisão de Literatura. Alfabetização científica.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
17
acessos
12
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO