RESULTADO DE BUSCA
FORMAÇÃO DE LEITORES: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A INFÂNCIA.
Autor Principal: Mayara Ferreira dos Santos Paula        Co-autores: Marina Lemos Villardi
Resumo: A educação infantil tem o papel de estimular nas crianças a imaginação, e isso é potencializado quando elas ouvem uma história, por meio dos livros elas conhecem novos lugares, novas culturas, além de aumentar seu vocabulário e aprimorar a concentração. O objetivo deste estudo é aprofundar os conhecimentos sobre a literatura infantil no desenvolvimento da criança que inicia a escolarização e as contribuições da inserção da literatura no processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo histórico-exploratório com enfoque qualitativo que envolveu procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico através de pesquisas científicas sobre o tema. A partir dos estudos e análises realizadas, destacamos como resultados que uso da literatura infantil na sala de aula pode muito contribuir na aprendizagem e é muito importante para que as crianças tomem gosto pela leitura, e assim se tornem futuros leitores, além disso, ressaltamos que o papel mediador do professor é essencial nessa formação. Tais constatações nos motivam a refletir sobre a emergência de que todos os envolvidos na Educação, especialmente os professores e a equipe gestora, possam se instrumentalizar cientificamente por meio de cursos de formação inicial e continuada, a fim de que planejem suas ações de modo consciente e intencional oferecendo às crianças possibilidades de aprendizagens motivadoras de desenvolvimento pleno.,
Palavras-chave: Educação. Aprendizagem. Literatura Infantil.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

Estatísticas:
7
acessos
4
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO