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POLÍTICA DE QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA PAULISTA DE ENSINO REGULAR
Autor Principal: Luiz Carlos Gesqui
Resumo: A qualidade da educação básica da rede pública paulista de ensino regular é mensurada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) um indicador estatístico elaborado com base em indicadores de fluxo e de desempenho escolar dos alunos. Todavia, o IDESP estabelece metas a serem alcançadas anualmente para cada escola e para a rede até o ano de 2030 com o objetivo de cumprir o estabelecido legalmente e garantir a oferta de uma educação de qualidade segundo os parâmetros do IDESP. Portanto o objetivo desta comunicação é apresentar parte dos resultados de recente pesquisa concluída que, com base no conceito de gerencialismo (BALL, 2005), analisa a evolução percentual das médias IDESP do ensino médio da rede pública paulista de ensino regular no período de 2007 a 2017 e a partir da média desta evolução percentual realiza uma simulação das metas a serem alcançadas pelo ensino médio paulista no período de 2018 a 2030. Justificam-se estes procedimentos pela possibilidade de se elaborar um cenário da atual política de qualidade do ensino médio paulista e um cenário das possibilidades de cumprimento, ou não das metas IDESP estabelecidas para 2030. Os resultados confirmam um aumento nos valores absolutos das médias IDESP do ensino médio no período de 2007 a 2017, porém sugerem que em 2030 o ensino médio paulista não cumprirá a meta estabelecida pela SEE-SP, ou seja, não será de qualidade.,
Palavras-chave: Ensino Médio. IDESP. Qualidade da Educação
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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