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PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Autor Principal: Lucas Vilas Boas Simirio        Co-autores: Raimunda Abou Gebran
Resumo: Em razão da importância do alinhamento da educação em Ciências naturais à compromissos histórico-sociais e políticos, o presente artigo objetivou compreender a existência de produções sobre o ensino de Ciências à luz da teoria histórico-crítica nas bases de dados da BDTD e sciELO, nos últimos 6 anos e analisar a relevância de tais produções. Para tanto, valeu-se de uma revisão de literatura nas duas bases de dados mencionadas, de modo a investigar as pesquisas nelas encontradas, seus objetivos, natureza metodológica, tipologias, níveis de ensino focado, tipos de produções e ano da publicação. O estudo revelou que há um considerável número de pesquisas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, porém estas apresentam ainda pouca sistematização sobre pedagogia histórico-crítica e o ensino de Ciências. No entanto, apontou um crescente aumento de trabalhos dessa natureza no ano de 2018, o que denota olhares mais cuidadosos sobre a práxis do ensino dessa disciplina voltada a emancipação dos seus educandos e de compromisso mais sociopolítico no contexto histórico que se desenvolve. ,
Palavras-chave: Ciências Físicas e Biológicas. Pedagogia Histórico-Crítica. Prática Docente.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 11 - Profissão Docente e compromisso sociopolítico

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