RESULTADO DE BUSCA
(IN) DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES EM ANÁLISE
Autor Principal: Evanileide Patricia Lima Figueira        Co-autores: Elianeth Dias Kanthack Hernandes
Resumo: O presente trabalho compreende a indisciplina como um elemento tensionador no processo ensino-aprendizagem, presente em todas as etapas de ensino, inclusive na Educação Infantil. Partindo do pressuposto que na Educação infantil a consideração de sua incidência tem suas interfaces ampliadas em função da especificidade do desenvolvimento infantil e das diferentes formas de conceber criança, infância, disciplina e indisciplina, estabelecemos como objetivo deste texto analisar as diferentes concepções sobre (in)disciplina na Educação Infantil. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica dos estudos que ofereceram subsídios teóricos favoráveis a ponderação da problemática nessa etapa de ensino, de forma a contribuir para a adoção de um novo olhar às questões disciplinares que permeiam as práticas educativas desenvolvidas junto às crianças. Os resultados apontaram para a premente necessidade em revisar a compreensão sobre a disciplina e indisciplina na Educação Infantil, colocando como premissa a inovação do olhar sobre as mesmas a partir da aproximação à criança real. O rompimento e desnaturalização de tais concepções surgem como elementos propulsores a um repensar sobre os aspectos disciplinares assumidos na educação designada às crianças, já que estes interferem na construção do ambiente sócio-moral e desenvolvimento da autonomia moral pela criança.,
Palavras-chave: Indisciplina. Educação Infantil. Desenvolvimento da Autonomia
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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