RESULTADO DE BUSCA
DIVERSIDADE E DIFERENçA: O ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR PAULISTA
Autor Principal: Wesley Piante Chotolli        Co-autores: Ana Paula Leivar Brancaleoni
Resumo: Considerando que o espaço escolar é marcado pela presença da diversidade e suas relações são constituídas por meio de interações constantes entre uma multiplicidade de sujeitos, objetiva-se analisar a maneira como as/os discentes de uma escola pública do interior paulista caracterizam e vivenciam a diversidade. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, adotou-se procedimento qualitativos de um estudo de caso de cunho etnográfico, com entrevistas semiestruturadas e análise textual discursiva. Desse modo, observa-se que as/os estudantes apontam o reconhecimento das múltiplas condições humanas, mas destacam atitudes ainda preconceituosa e violentas contra os indivíduos desviantes dos padrões heteronormativos, o que permite concluir a existência de práticas excludentes e segregadoras nesse ambiente de socialização.
Palavras-chave: Gênero. Diversidade. Ensino Médio.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
14
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO