RESULTADO DE BUSCA
A LITERATURA NO LIVRO DIDáTICO DO ENSINO MéDIO: TENDêNCIAS
Autor Principal: Giovana Tavernari Payão        Co-autores: Sérgio Fabiano Annibal
Resumo: Esta comunicação visa expor os resultados da pesquisa Tendências do Ensino de Literatura: O Livro Didático no Ensino Médio (FAPESP 2017/10746-0), uma investigação acerca das representações literárias e suas propostas de ensino nos livros das coleções Novas Palavras (AMARAL, 2013) e Português: Linguagens (CEREJA, MAGALHÃES, 2013), no triênio 2015-2017, referentes ao primeiro ano do Ensino Médio, adotados em escolas estaduais do município de Assis - SP ao longo do triênio. Durante a investigação, pautada em análise documental (LUDKE, ANDRÉ, 2005), organizou-se, descreveu-se e analisaram-se os excertos literários e as propostas de ensino desse material, de modo que foi possível estabelecer as tendências pedagógicas e literárias do ensino de literatura. Realizou-se, ao longo da pesquisa, o levantamento desse conteúdo literário, bem como os gêneros presentes no corpus, sistematizados em tabelas desenvolvidas, especialmente, para análise, além da verificação de palavras-chave presentes, especificamente, nas propostas de ensino, a fim de situar, por meio delas, as tendências pedagógicas e literárias em questão. Como resultado, encontra-se a fragmentação do texto literário nas coleções e o ensino de literatura por meio de escolas literárias. Além disso, é perceptível a predominância da tendência pedagógica liberal tecnicista e uma abordagem tradicional, bem como uma tendência literária estruturalista, no que tange abordagem do conteúdo literário.,
Palavras-chave: livro didático; ensino de literatura; tendências pedagógicas.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
10
acessos
7
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO