RESULTADO DE BUSCA
INFANTASY: INTEGRAÇÃO ENTRE LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Autor Principal: Mônia Daniela Dotta Martins Kanashiro
Resumo: Este trabalho constitui-se como um estudo técnico-teórico sobre a integração da tecnologia com literatura infantil enquanto apoio ao processo educativo. Foi construído a partir da pesquisa de softwares e jogos educativos com intenção de introduzir a literatura infantil em meio digital com finalidades pedagógicas de modo a aproveitar a motivação que as crianças já possuem para com a tecnologia e o interesse delas por contos como forma de promover e apoiar a aprendizagem de conteúdos escolares. Dentre os softwares pesquisados, um deles foi considerado o mais adequado para os objetivos do estudo, então, foi analisado e as considerações construídas foram subsidiadas segundo uma base teórica de autores que versam sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação, sobre a gamificação e a importância da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Concluímos com o estudo que o jogo digital analisado, é intuitivo, tem linguagem adequada ao público a que se destina, tem potencial pedagógico para motivar, engajar e favorecer a aprendizagem, no entanto a metodologia é baseada num modelo instrucionista e requer que, para uma aprendizagem mais significativa, o professor realize intervenções e propostas auxiliares que traga os conceitos trabalhados para a realidade dos estudantes. Além disso, a apresentação dos contos em formato de animação não favorece o desenvolvimento da leitura exigida para o trabalho com a literatura infantil.,
Palavras-chave: literatura infantil. tecnologia educacional. análise de software educativo.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 7 - Políticas e Práticas de TDIC na Educação

Estatísticas:
11
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO