RESULTADO DE BUSCA
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM QUESTÃO
Autor Principal: Felix Barbosa Carreiro        Co-autores: Nilo Agostini, Donato José Medeiros
Resumo: As políticas de avaliação em larga escala têm a potencialidade de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, é preciso que os resultados dos exames aplicados sejam socializados e analisados pela comunidade escolar com vistas a oferecer subsídios que possibilitem à gestão escolar desencadear ações inovadoras na prática pedagógica. Nesse contexto, reforçamos a democratização da educação pública quando respaldada pela gestão democrática escolar. A participação de seguimentos sociais na estrutura escolar permite reflexões e decisões considerando as dimensões intra e extraescolares no processo de ensino e aprendizagem. Denominamos tais práticas de qualidade social da educação a qual entendemos como uma educação pública de qualidade para todos. Ou seja: destinada a todos os que tiverem acesso à escola pública. Trata-se de uma escola inclusiva e inovadora. Para aprofundarmos tais questões citamos autores especializados como GADOTTI, ARROYO e DOURADO. Vale lembrar que, à luz desses autores, a qualidade da educação pública pressupõe considerar o impacto das condições socioeconômicas no processo de ensino e aprendizagem. Não desprezados, contudo, a influência dos fatores intraescolares no rendimento do aluno. Objetivamos, também, nesse trabalho, demonstrar que é possível uma educação pública emancipadora desde que se fortaleça como popular e democrática nas ações, políticas e estratégias.,
Palavras-chave: palavras-chave: qualidade da educação. prova brasil. políticas públicas em educação.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

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