RESULTADO DE BUSCA
O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A EMANCIPAÇÃO E O CONSUMO
Autor Principal: Raul de Souza Hoffmann        Co-autores: Profa. Dra. Luciene Ferreira Da Silva
Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar a filosofia como mediadora entre o conflito existente no Ensino Médio em meio ao conceito de esclarecimento proposto por Kant e a Indústria Cultural, para tanto, analisamos o projeto de emancipação kantiano através do olhar da teoria crítica com ênfase em Adorno e Horkheimer e as atribuições da filosofia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. A metodologia empregada se concentra em pesquisa bibliográfica sob análise dialética dos autores referenciados, objetivando esclarecer a função da filosofia enquanto componente curricular obrigatório. O esclarecimento kantiano, indiretamente, contrapõe-se ao comportamento proposto pela Indústria Cultural, assim tal ambivalência se faz presente entre os alunos do Ensino Médio não apenas como teorias, mas em suas vidas de fato. ,
Palavras-chave: ensino médio. filosofia. ensino.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

Estatísticas:
10
acessos
8
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO