RESULTADO DE BUSCA
PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL .
Autor Principal: Julia Ines Pinheiro Bolota Pimenta        Co-autores: Aline Sommerhalder , Letícia Joia de Nois , Natalia da Silva de Oliveira , Andressa Bernardo da Silva
Resumo: RESUMO A questão educativa na educação infantil é um processo no qual as crianças desenvolvem suas potencialidades humanas na relação entre o sujeito e a sociedade. Considerando que o processo educativo contextualizado social, cultural e historicamente, se manifesta através de conhecimentos, experiências e costumes, assimilados e recriados pelas novas gerações, refletindo sobre as ações educativas desenvolvidas na educação infantil, e como esta pode oportunizar condições para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. O estudo parte da reflexão de como proporcionar um atendimento educativo adequado a essa etapa da educação infantil e como o estudo da periodização pode implicar nas práticas educativas. Buscando pressupostos sobre questões como: a formação e a atuação docente, as orientações curriculares atuais e a possibilidade do jogo e da brincadeira como estratégias de ação educativa. Para inferir as conjecturas, realizou-se uma aproximação teórica de alguns textos da teoria Histórico-Cultural além de autores que versam sobre infância e educação infantil. Tomamos a periodização como uma possibilidade para se repensar a ação educativa na educação infantil e consideramos ainda que, a discussão do currículo nessa etapa educativa se encontra em processo de amadurecimento, apontando a necessidade de reflexão e discussão. ,
Palavras-chave: educação infantil. formação de professores. aprendizagem e desenvolvimento.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 1 - Políticas e Práticas na Educação Infantil

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