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BASE NACIONAL COMUM: A OBSCURA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BARUERI-SP.
Autor Principal: ROSÂNGELA DA SILVA CAMARGO PAGLIA
Resumo: O foco de estudo e pesquisa, trata da análise, elaboração e da obscura, implementação da BNCC para o Ensino Médio. Esse segmento da educação tem sido objeto de muitos estudos ao longo da história, nesse sentido, é indispensável uma discussão profunda com os envolvidos, professores, para essa fase tão sofrida, o Ensino Médio. No primeiro momento da pesquisa, foi identificado, os agentes políticos públicos e privados que tem atuado na liderança, para a execução da Base Nacional Comum Currícular. Embora se apresente como uma proposta de documento complexo e completo, a BNCC, não se mostra suficiente para os fins aos quais se propõe, a Aprendizagem e ao Desenvolvimento humano. O Brasil possuí uma vasta diversidade cultural que não pode ser esquecida, o que vem criando muitas controvérsias. De caráter quantiqualitativa, o trabalho é um recorte de pesquisa realizado na rede Estadual na cidade de Barueri, envolvendo o Ensino Médio. As entrevistas permitiram o levantamento de opiniões sobre os diversos aspectos da implantação da Base Nacional e a comparação com as intenções anunciadas nos documentos oficiais. Atualmente, temos um Ensino Médio engessado, o que inviabiliza a qualidade do ensino/aprendizagem. Temos que pensar na formação profissional, na continuidade dos estudos, na participação cidadã, politizada, formação para a pesquisa, e no crescimento do jovem em função de seu sujeito.,
Palavras-chave: currículo. ensino médio. aprendizagem
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 3 - Políticas e Práticas no Ensino Médio

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