RESULTADO DE BUSCA
PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA HABILIDADE DE LEITURA E ESCRITA
Autor Principal: Joice Daiane Muniz         Co-autores: Marcia Duarte Galvani
Resumo: A inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual não se configura apenas pela matrícula na rede regular de ensino, mas sim pela permanência e a garantia de uma aprendizagem efetiva. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi caracterizar a prática pedagógica implementada por uma professora do ensino fundamental na habilidade de litura e escrita. Participaram deste estudo uma professora do 2º ano do ensino fundamenta e um aluno com laudo de deficiência intelectual. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa colaborativa com enfoque qualitativo. Para isto a coleta de dados ocorreu nas dependências de uma escola da rede pública de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, foi aplicado um roteiro de observação das aulas e um roteiro semiestruturado de entrevista para a professora. Como resultados, verificou que a professora proporcionava para os alunos participação durante as aulas, e que a mesma tinha consciência que o aluno com deficiência intelectual necessitava de atenção individualizada e adaptações nos conteúdos trabalhados. Verificou-se ainda que a professora não realizava tais adaptações para o aluno com deficiência intelectual, por conta da demanda de todos os alunos da classe. Conclui-se, que são necessárias ações de formação contínua para os professores sobre como comtemplar em seu planejamento adaptações dos conteúdos curriculares para apoio a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. ,
Palavras-chave: deficiência intelectual. leitura e escrita. prática pedagógica
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 6 - Políticas e Práticas na Educação Especial

Estatísticas:
7
acessos
3
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO