RESULTADO DE BUSCA
LITERATURA INFANTIL: COMO OCORRE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA PELA CRIANÇA DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor Principal: Bruna Leal Silva         Co-autores: Greice Ferreira da Silva
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica realizada durante o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina como Trabalho de Conclusão de Curso. Ao partir da problematização acerca das influências da Literatura Infantil para o desenvolvimento das qualidades humanas, a pesquisa tem como objetivo reconhecer as implicações desta na aprendizagem e no desenvolvimento das qualidades humanas das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Busca compreender a apropriação da leitura literária, bem como investigar o papel do professor neste processo. Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, e os resultados obtidos por meio deste estudo revelam que a Literatura Infantil é uma modalidade artística humana a qual possibilita ampliar a visão de mundo. O acesso, as experiências vividas e as relações intensas estabelecidas com esta, contribuem para o desenvolvimento das qualidades tipicamente humanas como a imaginação, a atenção, a memória, o pensamento e a compreensão da realidade. Neste processo de apropriação, para a teoria que embasa a pesquisa, o professor possui papel importante ao visar o pleno desenvolvimento dessas capacidades humanas: ao promover o contato com a literatura por meio dos materiais selecionados e das situações de ensino organizadas que possam criar e motivar a necessidade pela leitura literária. ,
Palavras-chave: literatura infantil. leitura. anos iniciais do ensino fundamental.
Modalidade: Comunicação Científica Eixo: Eixo 8 - Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem

Estatísticas:
8
acessos
5
downloads
0
citações

Ações:
Download

BibTex

Compartilhar



FALE CONOSCO